Procurar no site


Contatos

Igreja Batista do Amor
Av Barão de Maua
Maua - SP

Aconselhamento Pastoral de segunda a sexta das 14:00hs ás 17:00hs.
3421-7782 / 6694-7183

E-mail: batistadoamormaua@hotmail.com

recados

Data: 21-09-2010

De: talita e ronaldo

Assunto: frederico e o guarda chuva


Mostre o desenho de um menino:
Naquele dia, Frederico estava muito contente. Para um menino africano, era muito importante completar 12 anos! Era a primeira vez que o menino Frederico ganharia dinheiro e poderia ir sozinho até a aldeia, a fim de comprar para si o que quisesse! Pois com 12 anos, já era considerado gente grande!
Frederico havia sonhado muito com esse dia. Pensava, pensava e não sabia que presente comprar: talvez um livro; mas ainda não tinha aprendido a ler. Naquela tribo da África, era muito difícil aparecer uma professora. As pessoas da aldeia eram muito pobres, e o lugar, não era fácil para se chegar; então, quase nunca tinham visitantes, muito menos alguém para ensiná-los a ler.
Então, talvez comprasse um brinquedo, daqueles que vira na casa de seu amigo. Frederico havia ganho um bom dinheiro e queria comprar algo que pudesse guardar como lembrança daquele dia tão especial e feliz.
Ele chegou à aldeia, e começou a percorrer as lojas, mas não encontrava nada que gostasse. Ele queria algo que fosse útil. Depois de caminhar por algum tempo, Frederico deparou-se com um objeto que nunca vira antes!
Mostre a figura de um menino segurando e olhando para um guarda-chuva fechado:
Mas o que seria aquilo? Estava lá, exposto na loja! Era a coisa mais estranha e curiosa que ele já vira! Seria um brinquedo? Roupa? Para que serviria? Não sabia... Nem imaginava, mas achou bonito! Então perguntou o nome daquilo.
— Guarda-chuva? - repetiu ele espantado quando lhe responderam. - Quer dizer que eu compro isso para guardar a chuva dentro?
O homem da loja riu.
— Não rapazinho, você compra prá isso guardar você da chuva.
— Puxa... - pensou Frederico - quer dizer que, comprando isso, poderei andar na chuva sem me molhar?
Era muito bom pensar assim, pois quando chovia as crianças da tribo de Frederico tinham que ficar nas suas casas; não podiam sair. Frederico ficou maravilhado. E comprou o guarda-chuva.
Mostre a figura do menino com o guarda chuva embaixo do braço:
— Vai ser um sucesso na tribo, pensou ele.
E foi caminhando para casa, pensando no dia em que poderia finalmente usar o seu tão valioso presente! E olhando para o céu, viu várias nuvens escuras.
— Oba! - pensou ele - antes de chegar em casa poderei usá-lo!
Frederico ficou felicíssimo! E não demorou muito, começaram a cair os tão esperados pingos de chuva. O menino sorria de tão feliz que estava!
— Pode chover, que agora eu não me molho - pensou ele. Que bom companheiro eu arrumei! - e ele olhava para o seu guarda-chuva.
Desenhe pingos de chuva caindo na figura anterior:
Frederico caminhava, e ia ficando todo molhado pela chuva.
— Epa, o homem da loja mentiu! Comprei isto e ainda estou me molhando.
Algumas pessoas passavam por Frederico e riam sem parar. Frederico então pensou:
— Será que é assim que se usa? Não, acho que deve ser de outro jeito. Puxa, como sou burro!
Ele riu de si mesmo. Havia usado erradamente o guarda-chuva, mas agora sabia como usar!
Mostre uma nova figura com o menino com guarda-chuva ainda fechado, em cima da cabeça:
Frederico levantou o guarda-chuva acima de sua cabeça, pensando que agora tinha acertado.
Vocês acham que agora ele acertou? Claro que não, continuava errado, e cada vez mais molhado. Imaginem só, ter uma coisa tão boa e útil e não saber usar! E Frederico foi ficando muito bravo: além de se molhar todinho, ainda todos riam dele!
Já ia voltando à loja para brigar com o dono, quando uma senhora muito bondosa chamou Frederico e lhe disse: — Não é assim que usa isto meu filho! Deixe-me mostrar para você como se usa.
E pegando o guarda-chuva de Frederico, ela o abriu, e levantou o guarda-chuva acima de sua cabeça. O menino levou um grande susto! Mas depois sorriu, e sorriu muito. Agora estava satisfeito, e agradeceu muito àquela senhora. E assim continuou seguindo seu caminho!
Mostrar uma figura do menino embaixo de um guarda-chuva aberto:
Agora sim, não caía uma gota sequer na sua cabeça. Frederico seguia para casa cantarolando, muito feliz. Mas também muito envergonhado por ter sido tão bobo.
Alguma vez já aconteceu algo parecido com você? Você tinha algo que era útil, mas não sabia usar?
(deixe as crianças comentarem)
Vocês sabiam, que muitas vezes algumas crianças e também adultos agem do mesmo modo que Frederico? Têm algo muito mais útil que um guarda-chuva e não sabem usar? Você mesmo pode ter e não estar sabendo usar... Mas como? Você ainda não sabem do que estou falando?
Mostre o desenho de um menino lendo uma Bíblia
Da Bíblia, a Palavra de Deus!
Ela é a coisa mais útil que podemos ter; é um verdadeiro tesouro, e nós seremos tolos se não a usarmos.
Você sabe como alguém não usa a palavra de Deus?
Primeiro, deixando de lê-la todos os dias! É na Bíblia que encontramos o caminho de deus para a salvação, que ele nos oferece de graça, através de seu filho Jesus. (leia Romanos 6:23).
Depois que cremos em jesus e "o recebemos" como salvador, o Espírito Santo vem habitar em nós, e ele nos ajuda a compreender o que lemos e a lembrar do que aprendemos. (leia João 14:16).
Se não lermos a Bíblia, não poderemos lembrar do que ela diz.
Em segundo lugar, não usamos a Palavra de Deus, quando não colocamos em prática o que aprendemos. (ler salmo 119: 130)
Se você tem ouvido a Palavra de Deus, mas continua mentindo, falando palavrão, desobedecendo aos seu pais, brigando e fazendo tantas outras coisas ruins, você não está usando o "entendimento" que essa palavra pode lhe dar. Está desperdiçando esse tesouro tão útil que você, ou a mamãe, ou o papai tem em casa.
A Palavra de Deus, que é a verdade, pode fazer de você uma pessoa feliz. Mas você precisa tê-la em sua vida, tem que guardá-la dentro do seu coração, e fazer o que ela manda.
Você quer fazer isso agora mesmo? Peça ao Senhor Jesus que o ajude a ler e a praticar diariamente o que ele mesmo nos diz na Bíblia.

Data: 21-09-2010

De: talita e ronaldo

Assunto: enfrentando desafios com fé

Encha as garrafas com água. Para dar um colorido a cada uma das garrafas misture um pouco de guache na água.
Escreva nas etiquetas 10 obstáculos que dificultam a missão de evangelizar e que nos afastam de Deus, como por exemplo: egoísmo, inveja, etc. Peça sugestões as crianças do grupo. Cole uma etiqueta em cada garrafa e peça as crianças que as arrumem num extremo da sala, como se fossem um jogo de boliche.
Converse com celula sobre o que seria capaz de derrubar estes desafios. Afixe na bola, uma etiqueta com a palavra FÉ.
Começa o jogo, todos deverão mirar os obstáculos e jogar a bola para tentar derrubá-los. Ganha quem conseguir derrubar todos os obstáculos.
Termine fazendo uma reflexão, mostrando que aqueles que crêem em Deus são capazes de superar esses obstáculos e realizar grandes obras em Seu nome.

Data: 21-09-2010

De: talita e ronaldo

Assunto: comprimidos da fé

Coloque três copos com água sobre a mesa.
Pegue três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem.
Peça a atenção do grupo e coloque o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água.
Coloque o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem fechada.
Por fim, retire o terceiro comprimido da embalagem e coloque-o dentro do terceiro copo com água.
Estimule a discussão com o grupo, com questões como:
Qual dos três comprimidos+copos faria mais efeito caso você estivesse passando mal e o bebesse?
Com qual dos três se parece a minha relação com Deus? Eu permito que ele aja "sem embalagem" ou eu o deixo do lado de fora? Com qual dos três eu me pareço quando levo minha fé para fora da igreja? etc..

Data: 21-09-2010

De: talita e ronaldo

Assunto: amigo júlio

Tema: pecados da língua.
Duração: 5min (dia 1) + 20min (dia 2).
Público: jovens, mínimo 5 pessoas.
Material: nenhum.
Esta dinamica é sobre o poder da língua - leia Tiago 3. E tem como objetivo que as pessoas reflitam mais antes de fazer comentários sobre outros. Em todo ser humano existe a tendência de guardar na memória mais facilmente defeitos do que qualidades das pessoas. Uma fofoca ou um comentário maldoso ou impensado podem destruir a imagem e/ou a vida de alguém.
DIA 1:
O coordenador divide a turma em dois grupos. O grupo 1 sai da sala e o coordenador fala, ao grupo 2, sobre um personagem ficticio:
"Eu tenho um amigo que se chama Júlio. Ele é um fofoqueiro, impulsivo, mentiroso, teimoso, ordeiro, honesto e competente."
Depois fala ao grupo 2, sem que o grupo 1 ouça, só que inverte a ordem das qualidades e defeitos:
"Eu tenho um amigo que se chama Júlio. Ele é muito competente, honesto, ordeiro, teimoso, mentiroso, impulsivo e fofoqueiro."
Após estes 2 momentos, informe a ambos os grupos que na próxima reunião a atividade será concluida.
DIA 2:
No próximo encontro, pergunte as pessoas se lembram do seu "amigo Julio". É surprendente como as pessoas lembrarão em primeiro lugar os defeitos.
Deixe que os participantes tirem suas próprias conclusões ou faça a leitura do texto sugerido acima e estimule a discussão.


Data: 21-09-2010

De: talita e ronaldo

Assunto: caminhando entre obstaculos

Tema: Deus "não permitirá que sejais tentados além das vossas forças".

Duração: 15min.

Público: adolescentes, mínimo 4 pessoas.

Material: garrafas, latas, cadeiras ou qualquer outro objeto que sirva de obstáculo, e lenços que sirvam como vendas para os olhos.
Os obstáculos devem ser distribuídos pela sala. As pessoas devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com a finalidade de gravar o local em que eles se encontram.
As pessoas deverão colocar as vendas nos olhos de forma que não consigam ver e permanecer paradas até que lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada. O coordenador, com auxilio de uma ou duas pessoas, imediatamente e sem barulho, tira todos os obstáculos da sala.
O coordenador insistirá em que o grupo tenha bastante cuidado, em seguida pedirá para que caminhem mais rápido. Após um tempo o coordenardo pedirá para que todos tirem as vendas, observando que não existem mais obstáculos.
Discutir as dificuldades e obstáculos que encontramos no mundo, ressaltando porém que não devemos temer, pois quem está com Cristo tem auxílio para vencer.
Texto sugerido: I Coríntios 10:12-13.

Data: 21-09-2010

De: talita e ronaldo

Assunto: cordão humano

Em círculo cada um deve memorizar a pessoa que esta a sua direira e a sua esquerda.Depois ao som de uma música todos devem caminhar embaralhando-se porém perto um dos outros.Quando a música parar todos devem parar e do lugar que se encontram deverão dar a mão esquerda para quem estava a sua esquerda e a mão direita para quem estava a sua direita.Depois sem soltar as mãos todos devem se desembaralhar sem soltar as mãos.Ao final deverá ser formada novamente a roda sem ninguém soltar as mãos.

Moral:Não há nada tão difícil ou embaralhado que o nosso Deus não possa resolver.


Data: 21-09-2010

De: talita e ronaldo

Assunto: respeitando as diferenças

Material: Pedaço de papel em branco,caneta.
O líder distribui folhas de papel sulfite em branco e canetas para o grupo.O condutor da dinâmica pede que ao dar o sinal todos desenhem o que ele disser sem tirar a caneta da folha.
Pede que desenhem um rosto com olhos nariz e em seguida pede que desenhem uma boca cheia de dentes,pede que continuem o desenho fazendo um pescoço e um tronco .
È importante ressaltar que não se pode tirar a caneta da folha.
Peça para que todos parem de desenhar e que todos mostrem seus desenhos.

Moral: Da mesma forma que não há nenhum desenho igual ao outro também não há nenhum ser humano igual ao outro portanto,todos percebem a mesma situação de diversas maneiras pois temos visões do mundo diferentes,Por este motivo devemos ouvir mais as outras pessoas e principalmente respeitar o ponto de vista de cada uma.

Data: 21-09-2010

De: talita e ronaldo

Assunto: o que mudou

Formação: duas filas,cada participante frente a frente

Durante dois minutos cada um deverá observar seu par.Quando o líder der a ordem,deve-se virar de costas e mudar em si mesmo quatro coisas diferentes (botões,relógio,cabelo,cadarço...).Depois peça as pessoas que fiquem frente a frente e terão mais um minuto para descobrir o que mudou. Cada um recebe um ponto por mudança descoberta.

Data: 21-09-2010

De: talita e Ronaldo

Assunto: DISTRAÍDO

DISTRAÍDO

Distribua para cada pessoa um questionário abaixo.Entregue a folha virada para baixo.Só poderão virar ao comando do líder,para que todos comecem juntos.Dê-lhes apenas dois minutos para responder:




QUESTIONÁRIO

1- LEIA TODAS AS PERGUNTAS PRIMEIRO ANTES DE RESPONDÊ-LAS.
2- Se você é casado(a),levante uma das mãos ou se for solteiro(a) levante um dos pés.
3- Diga em voz alta qual é a sua profissão;
4- Se você está feliz de uma gargalhada,ou se está triste choramingue;
5- Diga em voz alta quantos filhos tem.Se não tiver nenhum diga nenhum;
6- Se você tem celular,bata uma palma.Se não tem bata duas palmas;
7- Se possui carro diga em voz alta o modelo cor e ano,se não tem diga não tenho mais vou ter ....carro
8- Diga seu nome bem alto;
9- Fale seu endereço completo;
10- Diga o número de seu telefone e se não tiver diga não tenho;
11- Diga sua cor preferida;
12- Qual é o nome completo de seu líder;
13- Diga a data do aniversário dele e sua;
14- Após ter lido todas as perguntas anteriores responda apenas a de número oito.

Leva as pessoas a serem mais atentas quando estão sob pressão.

Data: 21-09-2010

De: talita e ronaldo

Assunto: avioezinhos

Distribua meia folha de sulfite para cada pessoa.Esta deverá escrever algo de sua vida que gostaria de ser liberto:ira,mentira,vergonha,medo...sem colocar seu nome.Cada um deverá fazer um aviãozinho com a folha e atirá-lo para o centro e para o alto.Cada um pegará um aviãozinho e dará uma solução para o problema como se fosse o seu.dizendo:
“ Eu sou ... e faria... para mudar a situação”.

<< 3 | 4 | 5 | 6 | 7 >>